Raça, Determinação e Vontade, a Verdadeira Identidade Rubro-Negra

Por: Pedro Pacheco

O futebol é mais que um esporte, o futebol pode ser visto como a identidade de um grupo.

Se olharmos para trás, cada clube tem uma história e um motivo pelo qual determinado grupo é adepto de determinado time. Hoje, a história vem se perdendo dentro dos estádios, mas basta um olhar mais atento para perceber que a torcida de um time é a herança viva de uma história.

Nosso Dragão por exemplo, tem raízes no bairro de Campinas que já estava por aqui antes mesmo de pensarem em fundar nossa querida capital. Nos anos 30 enquanto nossa Goiânia era construída, surge o Atlético Clube Goianiense, o clube da resistência, dos operários, trabalhadores e comerciantes que viviam na região, adotaram o manto rubro-negro em homenagem ao Flamengo do Rio de Janeiro, e o escudo do São Paulo Futebol Clube que leva o nome do estado em que foi fundado.

Nossa identidade foi construída ao longo dos anos, e hoje podemos dizer que a herança que carregamos em nosso escudo é apenas uma lembrança do passado. Já não somos mais apenas um reflexo de clubes do eixo, mas sim, temos uma identidade própria.

Desde o início o Dragão é marcado pela raça, determinação e principalmente pela vontade. Vontade esta, que nem vinte anos de escuridão puderam acabar. Com os próprios esforços a torcida reconstruiu nossa casa, reerguendo assim nosso tão amado clube que após esta imensa demonstração de força, fez algo nunca antes visto no futebol brasileiro, em uma ascensão meteórica, deixou para trás a segunda divisão do estadual para figurar entre os principais clubes do país na primeira divisão do nacional.

Sempre que olhamos para trás vemos marcado em nosso clube a raça, a determinação e a vontade. Ao longo do tempo, essas características viraram tradição e hoje o torcedor atleticano pode bater no peito e dizer que o Dragão é o clube mais tradicional do nosso estado.

E sim meus amigos, hoje vemos um time que não honra nossa tradição, vemos uma torcida acanhada, que se apequena e por muitas vezes se vê perdida.

Não se esqueçam atleticanos, que fomos ao Chile, que derrubamos gigantes, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e muitos outros já caíram ao chão diante do nosso Dragão, já ensinamos aos nossos adversários mais novos que somos a cara da raça, arrancando o título das mãos deles aos 48 minutos do segundo tempo, já travamos verdadeiras batalhas no passado diante do nosso verdadeiro rival Goiânia que se deixou consumir pelo tempo, e lembre-se, nós continuamos aqui.

Vista o manto com orgulho, você tem o privilégio de torcer para um dos clubes com a história mais bonita deste país, não se deixe enganar pelos números atuais, a história não mente, está aí para quem quiser ver.

Portanto, me comprometo a unir a torcida atleticana para dar continuidade a nossa tradição e reforçar todos os dias qual é a nossa verdadeira identidade. Não somos nação e não vivemos de títulos, somos apaixonados e marcados pela raça, seja no dia a dia em que trabalhamos duro, ou no estádio onde cantamos e apoiamos o nosso clube.

Não somos muitos, mas somos apaixonados, nunca se apequene torcedor rubro-negro, lembre-se que nossa identidade é a RAÇA, nossa marca é a DETERMINAÇÃO, e nossa cara é a VONTADE. Respeite as cores.